Como Desenhar Músculos
Aprenda hoje como desenhar músculos com passo a passo simples e descritivo, com imagens claras e detalhistas para você aprender de forma muito fácil. Esse é um dos tutoriais mais detalhados e com maior número de conhecimento empregado, por isso preste atenção nos passos e refaça sempre até atingir o resultado esperado.
PASSO 1. Desenhar de músculos é algo realmente muito complicado. Quando eu comecei a desenhar músculos quando criança, eu dava aos meus personagens 16 fileiras de músculos abdominais (mais abs = mais forte, né? rs), E espremia muitas linhas de “()” em cada parte dos braços e das pernas. Não fazia ideia do que estava fazendo. Anos depois, foi preciso comprar um bom livro de anatomia para começar a aprender a desenhar uma figura humana com todos os músculos nos lugares certos. Eu recomendo Anatomia Dinâmica e Desenho de Figura Dinâmica por Burne Hogarth. Existem outros bons livros de anatomia, mas esses são os que eu comecei e ainda os uso hoje.
PASSO 2. O primeiro passo para desenhar músculos é entender o que é um músculo. Os músculos são feitos de fios de “fibras”. Se você já viu uma carne inteira ou assada, você pode ver as cordas musculares individuais na carne. Assim, diferentes músculos do corpo têm formas diferentes, todos eles são quase todos feitos das mesmas fibras musculares. Além serem legais, os músculos são responsáveis por mover nossos corpos. Para fazer isso, eles estão presos aos nossos ossos por ligamentos e tendões. Quando os músculos se flexionam ou se estendem, eles puxam nossos ossos para fazer a magia acontecer, por assim dizer. Quando você mexe os dedos, são realmente os músculos do seu braço fazendo o trabalho.
PASSO 3. Embora seja impossível para dar instruções detalhadas sobre o desenho de cada músculo no corpo, é extremamente importante notar que os músculos e as partes do corpo se parecem diferentes em diferentes posições. Aqui, tracei uma vista frontal, lateral e traseira de um braço direito. Mesmo que você pratique esses três ângulos em um livro de anatomia, isso só vai ajudar a você desenhar o braço somente nesses três ângulos. Você realmente precisa entender quais músculos fazem o que e como eles se parecem em diferentes ângulos. A melhor maneira de fazer isso é desenhar tendo como referência uma fotografias de seres humanos reais. A maioria dos artistas desencoraja ter como referência os desenhos de quadrinhos e animes. Eu acho que isso pode ser útil, mas apenas em conjunto com o estudo de humanos reais e com livros de anatomia. Faça o que fizer, não caia na armadilha de desenhar os braços com apenas um ponto de vista. Pode ser muito difícil quebrar esse hábito.
PASSO 4. Eu queria tocar nas funções básicas da maioria dos músculos que são desenhados sobre o corpo humano em ação. Quando se trata dos braços e das pernas, e mesmo dos principais movimentos do torso, estamos falando sobre Flexão e Extensão. O bíceps e os isquiotibiais (e eu diria que os abdominais também) estão flexionando os músculos. O bíceps puxa o antebraço para cima. O quadríceps puxa a perna para trás. o abdômen puxa a caixa torácica e a pélvis juntas. No lado oposto, o tríceps, os músculos das costas inferiores do quadríceps se estendem ou alisam os braços, pernas e coluna vertebral. Existem muitos outros pares de flexores / extensores em todo o corpo. Por exemplo, os músculos do antebraço externo estendem os dedos, e os músculos internos do antebraço se flexionam para fechar a mão para espremer, etc. Nos esboços que desenhei aqui, eu também anotei os nomes dos ossos do antebraço. Ao desenhar os braços e as mãos, a posição desses ossos ditam tudo. O ulna está fixado no cotovelo e forma a borda externa do antebraço. O outro osso é o rádio, e ele realmente gira ao redor do cúbito. Os vários músculos do antebraço são responsáveis por puxar o rádio para frente e para trás, o que nos permite girar o pulso e a mão em 180 graus. Em cada ponto dessa torção, os músculos do braço assumem um aspecto diferente. Ao entender como eles funcionam, você poderá visualizá-los e desenhá-los corretamente.
PASSO 5. certo, chega de palestra. Agora vamos desenhar. Comece desenhando um círculo grande para o tronco. Desenhe uma figura oval pequena acima do tronco e um pequeno triângulo abaixo dele e conecte-os ao tronco com linhas curtas. Estas são a cabeça e a pelve. Desenhe duas linhas longas para baixo da pelve para as pernas e marque a localização do joelho. Desenhe duas linhas curvas para os braços e envolva-as com dois grandes círculos para os punhos. Esse cara vai ter umas proporções loucas.
PASSO 6. Comece o desenho da linha. Eu desenhei uma forma de 5 lados para o contorno da cabeça. Quadrado em cima, com um queixo pontiagudo. O torso é basicamente duas formas juntas. Eu deveria ter desenhado uma linha de separação, mas eu quero que o centro da forma seja limpa para mais tarde. O tronco é uma forma hexagonal ou de sinal de pare das placas de trânsito. A pelve é um pentágono de cabeça para baixo. Ao invés de usar formas redondas, essa forma angular nos dá suporte para prender os braços e as pernas.
PASSO 7. Mantendo as coisas simples, vamos desenhar algo parecido com formato de feijão para cada braço. Certifique-se de ter duas curvas em cima – uma para o bíceps e outra para o ombro. Então, vá para a parte de baixo e desenhe uma forma de casa ou pentágono para cada parte superior das pernas. O ponto mais baixo dessas formas são as rótulas. Agora desenhe um par de linhas nos ombros para o maxilar e para os músculos do trapézio.
PASSO 8. Estou combinando dois passos aqui porque as formas são tão simples em geral. Desenhe dois ângulos para esboçar cada perna. O ângulo para as canelas é mais dinâmica do que o lado externo da perna. Desenhe em alguns pés simples, então vá para os braços. Eu recomendo desenhar as mãos primeiro. Olhe suas próprias mãos para tomar referência e apenas tente simplificar as coisas para esse desenho. Em seguida, desenhe uma linha ondulada para o antebraço interno e desenhe um grande ângulo para o antebraço externo e o cotovelo.
PASSO 9. Com as partes principais do corpo descritas, agora podemos começar a desenhar nos principais grupos de músculos. Eu começaria com a linha que corre abaixo dos músculos do peitoral. É uma forma de W ampla. Em seguida, divida o tronco pela metade com uma linha central que passa pelo tronco inteiro. Finalmente, desenhe uma forma de gema para o abdômen.
PASSO 10. Agora vamos para os braços e as pernas. Comece com uma pequena curva para sublinhar cada músculo do ombro. Em seguida, desenhe uma curva para cada bíceps. Siga isso com uma curva menor para cada axila ultra-muscular. Eu notei que eu precisava dos músculos do dorso, então vamos adicionar uma curva em cada lado do tronco. Para as coxas, desenhe um ângulo para esboçar o topo de cada rótula. Em seguida, desenhe um grande V para separar o quadríceps em cada perna.
PASSO 11. Certo, não se distraia com todos os extras nesta etapa. Comece pelo pescoço e desenhe um pequeno V do queixo para o peito. Desenhe uma curva em cada lado do V, correndo da mandíbula para o tronco. São os esternocleidomastoide. Desenhe quatro curvas para separar os músculos abdominais individualmente. Um par de pontos de interrogação sugerirá alguns músculos na caixa torácica. Reutilizei a forma do ponto de interrogação nos antebraços externos e uma pequena curva para os antebraços internos. As pequenas linhas finas que vêm das mãos indicam tendões. Esboce as canelas, e é apenas uma questão de adicionar detalhes no rosto e um pouco de criatividade.
PASSO 12. Eu decidi usar a obra de arte atual como base para um desenho mais detalhado com linhas mais finas. Eu fiz alguns ajustes na colocação peitoral. Além disso, tudo combina de perto com o desenho mais simples. Obter a colocação básica do músculo é mais importante. Depois disso, você pode adicionar o máximo ou o menor detalhe possível. A versão colorida deste desenho está na visualização acima na parte superior.
PASSO 13. Agora vamos abordar algo um pouco mais complexo. Vou tentar espaçar os passos o máximo possível, mas vamos desenhar uma figura tanto do ângulo dianteiro 3/4 quanto do ângulo 3/4 de volta. Desenhe um círculo para o tronco e um menor para a cabeça. Um triângulo serve como a pélvis, e então podemos adicionar bastões para os braços e pernas. Posição básica em pé.
PASSO 14. Eu nem sempre desenho os músculos da mesma maneira em cada personagem. Eu gosto de misturar as técnicas. Uma maneira divertida de começar é imaginar o peito e os ombros como um arnês que envolve a caixa torácica de uma única peça. A frente deve parecer familiar, mas a visão traseira pode não ser familiar para muitas pessoas. Nesta visão, apenas duas duas cabeças do deltoide / ombros (há 3 cabeças totais para cada ombro). A parte de trás do deltóide se conecta ao ombro, com a forma de um triângulo. Embora existam outros músculos no topo do ombro, a forma triangular ainda se destaca por baixo do deltóide. Observe o enrugamento nos músculos do tórax. No Passo 2, o esboço inferior direito mostra um padrão muscular semelhante aos músculos peitorais. Quando superdimensionado e flexionado, rugas aparecerão. Eles começam na área da axila e se espalham em direção ao esterno.
PASSO 15. Na vista de frente, desenharemos as esternocleidomastoides que correm por trás da orelha até o centro da clavícula, bem entre o topo dos peitorais. Então vamos desenhar os músculos do trapézio tanto da frente como da traseira. Esses músculos se prendem na parte inferior / traseira do crânio e correm pela coluna e também para os lados, preso no topo do ombro. Lembre-se de que você não está apenas desenhando linhas. Você está delineando formas suaves que estão envolvidas em torno de ossos duros. Tudo bem que pareça cartunesco neste tipo de estudo. Apenas tente simplificar a ideia geral e lembre-se de alguns marcos anatômicos para cada conjunto de músculos.
PASSO 16. Aqui eu vou desenhar os músculos primários vistos de cada ângulo. No braço, vemos o bíceps no ângulo da frente e o tríceps no ângulo traseiro. O bíceps pode ser desenhado como um retângulo arredondado que corre verticalmente, para baixo do ombro até o cotovelo. Cada bíceps tem duas partes, mas geralmente aparece como um único músculo. Da mesma forma, os tríceps são feitos de três cabeças musculares, mas tipicamente aparecem como duas. Esquisito. As grandes cabeças do tríceps ficam no alto do braço e dois tendões maiores correm por cada lado e se conectam ao cotovelo. Eu me adiantei e incluí os cotovelos na forma geral do tríceps.
PASSO 17. Agora é hora dos músculos do antebraço. Estes são alguns dos músculos mais complicados do corpo, então eu recomendo olhar para um espelho e usar um livro de anatomia enquanto desenha. Os músculos dos antebraços maiores se prendem no meio do braço e ficam no alto do antebraço. Os antebraços tornam-se mais delgados em direção ao pulso enquanto os músculos correm pelos tendões.
PASSO 18. Usando cada imagem oposta como referência, podemos terminar os braços, adicionando os músculos remanescentes. Sabendo como o tríceps parece visto de trás, você deve torná-los facilmente reconhecíveis na vista frontal também. O mesmo vale para o bíceps. Com estudo e prática, você deve ser capaz de quase criar um modelo 3D desses músculos na sua cabeça. Contudo, leva uma quantidade insana de prática para começar a memorizar essas coisas, então continue desenhando.
PASSO 19. Na frente, vamos desenhar o fundo da caixa torácica e começar a adicionar os músculos entrelaçados abaixo dos peitorais. Estes são os músculos serrátil anterior.
PASSO 20. Este passo é bonito. Primeiro, desenharemos a crista superior da pelve. Na parte traseira, ela se estende ao longo dos músculos do glúteo. Na vista frontal, a linha continua até a entrepernas. A partir daí, podemos adicionar os seis blocos de músculos do abdômen. Na verdade, existem 8 linhas, mas nós desenhamos a linha superior no passo anterior. Uma vez que aqueles que ficam no topo da caixa torácica, geralmente são menos desenvolvidos e menos visíveis do que o padrão de seis.
PASSO 21. Agora vamos desenhar os principais músculos vistos pela frente e nas costas das pernas. Na frente, comece desenhando cada rótula. Os músculos quádruplos do centro se estendem da rótula até o cume da pelve. Os tendões que se ligam ao osso são magros, mas o músculo em si é muito grande. O quadríceps, combinados, são os maiores músculos do corpo. Pelo menos, acho que é verdade. Isso é o que vemos pela visão de trás, logo abaixo das nádegas. Estes são basicamente os bíceps das pernas, e eles funcionam exatamente da mesma maneira. Na verdade, existem dois pares de glúteos – glúteo máximo (o próprio topo) e glúteo mediano, que se fica acima e para as laterais. O médio tem uma forma triangular, e pode ser visível nas vistas frontal e traseira.
PASSO 22. Agora, podemos adicionar as principais cabeças musculares do resto de ambos os lados do músculo quádruplo central. A maior parte desses músculos repousa logo acima da rótula, mas eles realmente se apegam ao osso da perna. Você pode notar uma forma semelhante a um tubo atrás dos quadríceps internos. Essa é a banda ilio-tibial. Corta da crista ilíaca (a crista superior da pelve) até o osso da tíbia. Desenhe alguns pés para que possamos começar a terminar.
PASSO 23. Os músculos da panturrilha refletem os músculos do antebraço em um tipo interessante de simetria reversa … se isso faz algum sentido. Os músculos volumosos estão no alto da perna e os tendões correm em direção ao tornozelo, até os dedos dos pés. A própria canela é principalmente plana e óssea, mas há músculos que se estendem ao longo da borda externa do osso da canela. Eu adicionei um volume extra para as pernas. É um pouco cartunesco, mas acho que funciona para esse personagem.
PASSO 24. Com todos os músculos no lugar, podemos entrar e detalhar esse meliante do que jeito que quisermos. Eu decidi ir com meu estilo fino de desenho de linha. Eu mantive a parte superior do corpo muito definida, mas borrei os músculos do corpo inferior um pouco para que nem todos os músculos pareçam estar sendo flexionados ao mesmo tempo. O que é isso? Ele tinha três garras em uma mão e quatro dedos na outra? Claro que sim. Ele é um mutante, coisa alienígena, afinal.
PASSO 25. Eu acho que o passo de colorir é muito importante quando se trata de ilustrar um personagem que é musculoso. A menos que você esteja adicionando sombras para definir as formas musculares, um contorno preto nem sempre é bomr. É por isso que é importante quebrar suas linhas quando possível e adicionar uma definição extra com cores. Pode ser de tinta, corantes, canetinha, cores digitais, ou mesmo sombreamento de lápis em cima da arte da linha. Há toneladas de coisas que você pode fazer, e vale a pena o esforço extra. Se você tem medo de estragar seu desenho original com cores, faça uma fotocópia e use cartolina, se possível. De qualquer forma, espero que este tutorial tenha ajudado você a compreender algo do que se passa no desenho de um corpo muscular humana. Como disse, há muito mais trabalho e estudo necessário para fazê-lo adequadamente. Ainda estou estudando, e talvez nunca terminarei de estudar o corpo humano. Sempre há algo novo para aprender. Continue me perguntando, continue procurando e continue desenhando. Obrigado pela visualização!
Veja também como desenhar uma mulher